terça-feira, 8 de abril de 2008

A busca das empresas por diferenciais competitivos na Era da Conhecimento

A questão central: Como as empresas estão lhe dando com a avalanche de informações que a chamada Era do Conhecimento e da Colaboração jorra através dos meios hipermídicos?

A busca das empresas por diferenciais competitivos é secular. À medida que as evoluções dos meios de comunicação passaram há permitir uma maior velocidade na troca de dados e conseqüentemente informações, a procura por novos métodos e tecnologias capazes transformar toda a gama de variáveis que compõem e interferem sobre o universo interno e externo das organizações em conhecimento tornou-se fator crítico de sucesso.

Desde a explosão global advinda do fenômeno “Internet” em meados de 2000, o mundo acadêmico e corporativo busca incessantemente por novos meios de preparar pessoas para este novo cenário de negócios.

Atualmente, uma das iniciativas mais atraentes é o modelo conhecido como “Universidade Corporativa”, onde acadêmicos são trazidos para dentro do ambiente organizacional de uma empresa afim de oferecer o mesmo modelo de conteúdo universitário adaptado ao cenário de negócios daquela organização.

Alem disso, os meios de comunicação atuais, muitos mais cognitivos, traduzem de forma mais simples, através dos recursos áudio visuais, conceitos e praticas de sucesso a serem adotadas pelas equipes e áreas das organizações.

Neste sentido, um profissional que busca o aprimoramento, suportado por um modelo de gestão do conhecimento é capacitado não apenas para fazer o que é lhe solicitado, mas também para pensar sobre o que ele faz e de que maneira isso interfere sobre as demais áreas, equipes e clientes.

A conseqüência natural é que passamos a nos preocupar não apenas em realizar o que fazemos, mas também como podemos melhorar ainda mais o que é feito como parte de uma grande engrenagem que a cada dia precisa girar mais rápido.
Por fim, a conclusão que podemos afirmar é que informação não é conhecimento.

Na era do Conhecimento, a capacidade das empresas em capturar e organizar o conhecimento tacito de seus talentos indiviaduis é a chave para a eficiência no uso das informações e o desenvolvimento do conhecimento coletivo através de meios e métodos eficazes de governança corporativa.

Fernando Figueiredo
framsthaler@gmail.com

Nenhum comentário: